UNIAO DA SERRA FUTEBOL CLUBE, MARTINS-RN.

sábado, 24 de março de 2012

4/03/2012 17h50 - Atualizado em 24/03/2012 18h07

Portuguesa bate o Comercial, põe
fim a jejum e ainda sonha com G-8

Após 36 dias e seis jogos, time de Jorginho volta a vencer pelo Paulistão. Já o time de Ribeirão cai para a lanterna e vive situação dramática

Por Marcelo PradoSão Paulo

Depois de garantir no meio de semana a vaga na segunda fase da Copa do Brasil ao golear o Cuiabá por 4 a 0, a Portuguesa voltou a comemorar uma vitória no Campeonato Paulista. O jejum do time comandado pelo técnico Jorginho durava 36 dias - ou seis jogos -, período em que a equipe perdeu para Corinthians, São Paulo, Mogi Mirim e Oeste e empatou com São Caetano e Catanduvense. Neste sábado, no entanto, a Lusa se aproveitou da fragilidade do lanterna Comercial, venceu por 3 a 0, afastou-se da zona do rebaixamento e voltou a sonhar com uma vaga no G-8.

Com o triunfo, a equipe chegou aos 17 pontos, seis a menos que o Bragantino, equipe que hoje ficaria com a última vaga nas quartas de final do torneio e que enfrenta o Santos no domingo, na Vila.

Já o Comercial, que sofreu a sua 11ª derrota, está em situação dramática. Faltando quatro rodadas, o Bafo está afundado na zona do rebaixamento.

Os dois times voltarão a campo no meio de semana. A Portuguesa irá até Campinas para enfrentar a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli. Já o Comercial buscará a reabilitação recebendo o Oeste de Itápolis, no estádio Palma Travassos.

Luis Ricardo gol Portuguesa (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)Luis Ricardo comemora gol da Portuguesa contra o Comercial (Foto: Ale Vianna / Ag. Estado)

Lusa passeia e define o jogo no primeiro tempo

A etapa inicial mostrou o futebol de apenas uma equipe em campo. A Portuguesa fez o que quis e dominou completamente seu rival, que só foi chutar uma bola ao gol adversário aos 43 minutos. Jogando com velocidade e objetividade, a Lusa marcou dois gols e só não goleou porque o goleiro Alex, do Bafo, fez importantes defesas. Com apenas um minuto, ele evitou gol de Alex. Aos cinco, trabalhou em chute de Rodriguinho.

O Comercial, apesar de ter três zagueiros em campo, tinha sérias deficiências na sua marcação, principalmente pelo lado esquerdo da defesa, onde o meia Henrique deitava e rolava. Aos 19, a superioridade da Portuguesa se transformou em vantagem no marcador, quando Luis Ricardo, de cabeça, aproveitou cobrança de escanteio e fez 1 a 0.

Aos 35, em jogada iniciada pelo lado direito, Henrique cruzou para Guilherme, que bateu de pé direito para marcar o segundo gol luso e fazer a festa da pequenina torcida presente ao estádio do Canindé - o público pagante foi de 1.460 pessoas. Sete minutos depois, só não saiu o terceiro porque Jordã, de carrinho, evitou gol de Ricardo Jesus. Já o Comercial, nem com a entrada do veterano atacante Leandro, ex-Corinthians, São Paulo e Vasco, levou perigo ao goleiro Rodrigo Calaça, que limitou-se a cobrar tiros meta nos primeiros 45 minutos.

Melhor em campo, Lusa marca o terceiro no final

Em busca da improvável reação, o técnico Geninho abdicou do esquema com três zagueiros no segundo tempo, sacando Marcel para colocar Diogo Acosta. A Lusa seguiu em cima e, aos três minutos, Ricardo Jesus fez 3 a 0, mas o lance foi bem anulado, já que o camisa 9 estava impedido. Logo depois, Jorginho foi obrigado a fazer a primeira mudança, já que Rodriguinho sentiu lesão e deixou o campo para a entrada de Raí. Aos oito, Ricardo Jesus perdeu gol incrível, cara a cara com Alex, pelo lado direito da área.

O tempo passava e o panorama da partida não mudava. Geninho, no banco de reservas do Comercial, não conseguia encontrar uma forma de fazer o time crescer em campo. Do outro lado, a Lusa seguiu perdendo gols. Aos 15, Ricardo Jesus, de pé esquerdo, acertou o travessão rival. Seis minutos depois, Henrique só não fez o seu porque foi travado por Fabão na hora do chute. Com o passar do tempo, o jogo caiu de rendimento. A Portuguesa, satisfeita com o resultado, diminuiu o ritmo, enquanto o Comercial não mostrava o menor sinal de recuperação.

Mesmo assim, o time da casa encontrou espaço para aumentar sua vantagem. Aos 35, Ivan foi lançado por Danilo pela esquerda, foi ao fundo e cruzou na medida para Ricardo Jesus, que se redimiu dos gols perdidos anterioramente e, de pé direito, colocou números finais no placar. Inexplicavamente, dois minutos depois, o mesmo atacante deu uma cotovelada em Marcelo Ferreira e foi acertadamente expulso. Depois, foi só esperar o tempo passar para comemorar a importante vitória.

Links Patrocinados


Nenhum comentário:

Postar um comentário