UNIAO DA SERRA FUTEBOL CLUBE, MARTINS-RN.

sexta-feira, 6 de julho de 2012


Caetano adota cautela, mas fala em 'tentar Conca de todas as formas'

Rodrigo Caetano lembra que negociação com clube chinês envolve 'números representativos', mas reforça desejo do argentino para voltar ao Tricolor

Por Edgard Maciel de SáRio de Janeiro
44 comentários
Conca no aquecimento do jogo do Guangzhou Evergrande (Foto: reprodução / Sina.com.cn)Conca manifestou oficialmente desejo de voltar ao
Brasil (Foto: Reprodução / Sina.com.cn)
Pouco depois de o argentino Conca pedirformalmente para deixar o Guangzhou Evergrande-CHI e ficar apenas no banco de reservas no empate em 1 a 1 nesta sexta-feira diante do Shanghai Shenxin-CHI, fora de casa, pela 16ª rodada do campeonato local, a diretoria do Fluminense se posicionou oficialmente pela primeira vez sobre o possível retorno do ídolo. Após o treinamento, o diretor executivo Rodrigo Caetano adotou a cautela ao comentar a situação, mas garantiu que o clube das Laranjeiras vai tentar contratar o apoiador de todas as formas.
- O desejo dele é claro, e o Fluminense, no momento em que um jogador com tanta história no clube se manifesta assim, tem a obrigação de agir. Mas sou cauteloso sobre a situação. O próprio clube chinês já se posicionou publicamente e disse que a transação envolve números representativos, porém, em se tratando do ídolo que é para a instituição e os torcedores, e tendo condições de viabilizar pelo desejo dele, o Fluminense certamente vai tentar o Conca de todas as formas para fazer com que o jogador volte a vestir a camisa do clube. Para virar realidade, depende de algumas variáveis. E, em caso de uma negociação, elas ficarão restritas ao âmbito interno. Não queremos falar muito para não gerar expectativa na torcida, mas ao mesmo tempo posso garantir que o Fluminense vai estar ligado em qualquer chance de ele retornar - disse o dirigente.
Rodrigo Caetano confirmou ainda que o Tricolor já fez uma consulta ao Guangzhou sobre a possibilidade de contratar o jogador, mas frisou que a negociação ainda não tem valores concretos e oficialmente definidos.
Não queremos falar muito para não gerar expectativa na torcida, mas ao mesmo tempo posso garantir que o Fluminense vai estar ligado em qualquer chance de ele retornar"
Rodrigo Caetano
- A negociação não tem números concretos ainda. Existem apenas consultas e conversas. Conca tem um vínculo com o clube chinês que foi estabelecido no ano passado. Estaria faltando com a verdade se falasse que existem números definidos. Não temos situação financeira confortável para qualquer tipo de esforço, mas essa transação ainda não caminhou nesse sentido - resumiu Caetano, que não quis condicionar a possível compra de Conca a um fracasso na negociação pela aquisição do atacante Rafael Sobis, cujo empréstimo ao clube acaba no fim de julho.
- Nosso limite financeiro se dá pelo investimento realizado no início do ano visando à Libertadores. Temos um orçamento anual e por isso vejo como maior reforço a manutenção de quase todo o elenco. Claro que o ideal era contar com os dois, mas jamais vou dizer que é um ou outro.
O alto salário de Conca na China não preocupa Rodrigo Caetano, que considera o valor da aquisição o maior empecilho para a negociação. Nas Laranjeiras, o argentino recebia cerca de R$ 700 mil mensais, sendo R$ 200 mil de responsabilidade do clube e o restante pago pela patrocinadora. A pressão causada pelo interesse de outros clubes brasileiros na contratação do apoiador e um possível desequilíbrio no elenco, que já conta com Deco, Thiago Neves e Wagner para a posição, são fatores que tampouco incomodam o dirigente.
- Temos a obrigação de sermos postulantes a essa contratação caso ela tenha a mínima possibilidade de acontecer. Esse é o diferencial. Mas não é o interesse do clube A, B ou C que vai mudar nossas convicções e possibilidades. Vamos seguir o que foi planejado e tenho certeza de que, se viesse um jogador desse nível para o nosso elenco, só ganharíamos em qualidade. A análise do equilíbrio do plantel é interna. Mas, quanto mais jogadores bons, melhor - frisou.
Abel Braga não se mostra ansioso
Pouco antes de Rodrigo Caetano, o técnico Abel Braga também comentou a possibilidade do retorno de Conca. Mesmo tendo lamentado muito a saída do apoiador em 2011 e o fato de ter trabalhado pouco com ele, o treinador não se mostrou ansioso com a possível negociação.
- Estou muito tranquilo. Não é assim que as coisas funcionam. O clube chinês pagou caro, e o desejo do jogador nem sempre se concretiza, porque há um contrato em vigor. Não fico ansioso ou empolgado com essas coisas... Até agora nada foi conversado comigo, e por isso me mantenho alheio. Mas Conca é um jogador excepcional, de grande caráter e que se adaptou muito bem nas Laranjeiras - relembrou.
Conca também desperta o interesse do Flamengo. O diretor de futebol Zinho, no entanto, afirmou nesta sexta-feira que respeitará a negociação do Tricolor com o jogador e que ainda teria questões financeiras a serem resolvidas caso fosse apresentar uma proposta ao argentino e ao clube chinês. Em três anos nas Laranjeiras, entre 2008 e 2011, o apoiador disputou 210 jogos, marcou 40 gols e foi o principal nome da conquista do Campeonato Brasileiro de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário