UNIAO DA SERRA FUTEBOL CLUBE, MARTINS-RN.

sábado, 27 de outubro de 2012


Éderson marca três, e ABC vira contra o Goiás, que pode perder a ponta

Inspirado, atacante comanda virada e leva equipe potiguar ao 13º lugar, enquanto alviverdes precisam secar o Criciúma para manter a liderança

Por GLOBOESPORTE.COMNatal
24 comentários
O torcedor do ABC poderia se apegar ao retrospecto da equipe para acreditar na vitória contra o Goiás nesta sexta-feira. Mesmo com riscos de rebaixamento e enfrentando o líder da Série B, a equipe potiguar entrou em campo não só para aliviar sua situação na classificação, mas também para manter a escrita de nunca ter perdido para o rival goiano. Em seis jogos até então, eram quatro empates e duas vitórias da equipe nordestina. E a invencibilidade continua. Em noite inspirada de Éderson, que marcou três vezes no segundo tempo, o ABC venceu de virada, por 3 a 2, no Frasqueirão, e subiu para a 13ª colocação, com 39 pontos.
Já o Goiás, beneficiado pela derrota do Vitória contra o São Caetano, segue na liderança da competição, com 67 pontos, e próximo do acesso para a primeira divisão. Mas pode perder a ponta neste sábado, quando o Criciúma, que tem dois pontos a menos, enfrenta o Guarani, em Campinas.
Mesmo abrindo o placar com Walter no fim do primeiro tempo, a equipe esmeraldina não conseguiu manter a vantagem e interrompeu a sequência de vitórias que chegava a seis. O time goiano volta a campo terça, às 21h (de Brasília), contra o Ipatinga, em Goiânia. O ABC visitará o Paraná, também na terça-feira.
Pressão do ABC
O ABC sufocou o Goiás logo no início do jogo. Os visitantes mal conseguiam passar do meio-campo. A principal arma de ataque dos donos da casa era o lateral-esquerdo Renatinho Potiguar, que deu muito trabalho para a marcação esmeraldina. Aos três minutos, fez boa jogada, passou por Vítor, mas cruzou mal, pela linha de fundo.
Pouco tempo depois, Cascata arriscou chute, a bola desviou em Iarley e passou perto. À medida que o tempo passava, o cenário ficava pior para o Goiás. Aos 11, Éderson cobrou falta com capricho. A bola bateu no travessão. Em seguida, o lateral-direito Vítor sentiu lesão muscular e teve de ser substituído por Marcos Paulo. Com a alteração forçada, Thiago Mendes passou a atuar improvisado na direita.
Egídio do Goiás na partida contra o ABC (Foto:  Alex Fernandes / Ag. Estado)ABC vence no Frasqueirão e sobe na tabela (Foto: Alex Fernandes / Ag. Estado)
Até mesmo o lateral-esquerdo Egídio, um dos principais destaques do clube na temporada, era discreto. Quando aparecia no ataque, errava no último passe. Enquanto isso, o ABC seguia mais perigoso. Aos 25, Bileu fez boa jogada e cruzou rasteiro. A bola passou por vários jogadores dentro da área do Goiás e saiu pela lateral.
O grande pecado do ABC foi não aproveitar a superioridade e as chances que teve. E não se pode vacilar contra uma equipe que ocupa a liderança da competição. Antes de abrir o placar, o Goiás chegou com Ramon, que completou cruzamento de Walter e chutou na rede pelo lado de fora aos 44. Dois minutos depois, Egídio, que vivia noite pouco inspirada, cruzou na cabeça de Walter. O goleiro Andrey falhou e permitiu que o atacante finalizasse com tranquilidade dentro da pequena área. De cabeça, abriu o placar: 1 a 0 Goiás.
Éderson marca três e vira para o ABC
Disposto a não cometer os mesmos erros do primeiro tempo, o ABC voltou do intervalo e tratou logo de traduzir as oportunidades em gols. Antes mesmo que o Goiás pudesse controlar a vantagem e se armar para os contra-ataques, o time potiguar chegou ao empate. Logo no primeiro minuto, após cruzamento de Ivan, Éderson se livrou de Thiago Mendes e chutou forte, no canto direito de Harlei, sem chances para o goleiro esmeraldino: 1 a 1.
O ABC continuou em cima e conseguiu virar a partida. Se no primeiro gol a jogada foi construída pelo lado direito, aos nove minutos foi a vez de Renatinho Potiguar, pela esquerda, construir o lance. O lateral deu belo passe para Éderson, que saiu em velocidade no meio dos zagueiros Ernando e Valmir Lucas e chutou na saída de Harlei: 2 a 1.
O cenário estava invertido. Se teoricamente o ABC teria de ir atrás dos gols na etapa complementar para conquistar os três pontos, com apenas dez minutos de segundo tempo o time do técnico Givanildo Oliveira conseguiu inverter a situação. Era a vez de o Goiás se lançar ao ataque para tentar manter a sequência de vitórias e não correr riscos de perder a liderança. Aos 16, o experiente Iarley cruzou de fora da área, a bola passou por todo mundo, e Andrey fez difícil defesa. Dois minutos depois, Walter recebeu na grande área, limpou a marcação, mas chutou para fora.
Em casa, com vantagem no placar e sendo pressionado pelo adversário, o ABC conseguiu espaços para contra-atacar e aproveitar os atalhos que conhece do Frasqueirão. O inspirado Éderson perdeu um gol digno de “Inacreditável Futebol Clube” aos 35 minutos. Após cruzamento de Adriano Pardal, ficou livre, dentro da área, com ninguém à frente. Porém, pegou muito embaixo na bola e isolou.
Mas a noite era de Éderson. Aos 40 minutos, o atacante teve oportunidade para se redimir da chance perdida e não fez feio. Em bela cobrança de falta, acertou o ângulo de Harlei e ampliou em Natal: 3 a 1. Tudo que o Goiás conseguiu fazer até o fim foi diminuir o prejuízo. Aos 43, Egídio cobrou escanteio fechado, a bola bateu na trave e sobrou para Ernando empurrar para o fundo das redes. Nada que atrapalhasse a festa da torcida do ABC nas arquibancadas.

Links Patrocinados


Nenhum comentário:

Postar um comentário